segunda-feira, 5 de novembro de 2007

RES PUBLICA e jornalismo medíocre

Os jornalistas não são medíocres ou não conforme concordem ou não connosco, tal como acontece com os árbitros, numa qualquer modalidade desportiva. Como em qualquer actividade, há os bons e os outros, os esforçados, porém medíocres ou ainda os inadaptados.
Vem esta introdução a propósito do comentário de Ricardo Miguel Oliveira, acerca da criação do movimento Res Publica.Os mais atentos ao seu percurso jornalístico têm observado como passou de jornalista acutilante e atento para uma zona mais acomodatícia e cinzenta, principalmente a partir do momento em que se tornou comentador económico e quase publicitário de certas actividades económicas na TSF. Na RTP apresenta uma figura pretensiosa, dada a poses de superioridade intelectual perfeitamente desajustada do seu débito verbal. Talvez por andar noutras áreas, talvez pela falta de humildade, transportou para o texto que usamos como referência uma presumida superioridade sobre os políticos e a "partidocracia".
Quando cita Putmam, dá razão aos homens da Rez Publica quando pretendia atacá-los, pois este projecto de intervenção cívica existe pelo reconhecimento da importância da intervenção não partidária. O que os fundadores da associação disseram é claro para todos menos para certos jornalistas que, se não fingem, perderam a noção da sociedade onde vivem e que julgam perceber. Afirmaram que certos políticos possuem condições de acção que o cidadão comum não possui. É claro e suficientemente provado que o Poder totalitário nesta Região não permite a liberdade de intervenção por igual a todos os cidadãos, e que, mesmo assim, pretende levar à Justiça os que se dignarem afrontá-lo verdadeiramente, e não picá-lo apenas eufemisticamente.
Como jornalista, Ricardo Miguel Oliveira não conhece ninguém perseguido, renegado ou vilependiado pela sua livre opinião e afirmação pública? Como jornalista, Ricardo Miguel Oliveira nunca foi, ele mesmo, humilhado, enxovalhado e alvo de chacota? Como jornalista, Ricardo Miguel Oliveira não conhece nenhum cidadão acusado na barra dos tribunais "por difamação" só por expressar a sua leitura política sobre o exercício do poder? Nem nunca viu acusado nenhum colega jornalista, nem um jornal sequer? Ah grande homem que vive na paz do Senhor.

1 comentário:

Blueminerva disse...

É o jornalismo autista no seu melhor.
Um abraço