sábado, 31 de maio de 2008

A Canga

A Feira do Livro está, este ano, mais agradável para o visitante. Porém continua-se a sentir a falta de muitas editoras, principalmente a Assírio & Alvim, sempre recomendável pela sua qualidade. Já se sabe, o pior é as vendas, que parece até terem decrescido, como resultado da crise que por aqui e ali vai.
Desta vez o debate sobre a qualidade de algumas obras subiu de tom. Ainda bem.
Toda a gente tem direito à publicação, agora que se misture Literatura com Escrita, isso não. A tenda mais fraquinha, pela falta de qualidade dos livros apresentados, foi a da Associação dos Escritores da Madeira. Lamentável.
Saúda-se a nova edição de A Canga, da responsabilidade da organização do Funchal 500 anos. Esta obra de Horácio Bento de Gouveia retrata-nos a relação de colonia mas transmite-nos também a ambiência da vida em Ponta Delgada na primeira metade do séc.XX. Num realismo evidente, Horácio Bento de Gouveia descreve o espaço físico e social com a pena sensível de um profundo conhecedor do meio.
A Canga encontrava-se esgotada há muito. Encontrava-se nos alfarrabistas e coleccionadores, a bom preço. Li-a na Biblioteca da Escola Jaime Moniz e reencontrei-a na da APEL e aproveito para salientar a importância de boas bibliotecas escolares, que não podem ser, nunca, estantes de tudo o que se vai publicando, lebres e gatos.
Destaco também, desta Feira do Livro, A Casa Transparente, de Amândio Reis, já publicado em 2006, pela Editora "Sete Dias, Seis Noites", com um conjunto de contos notáveis. É o primeiro livro deste jovem autor, mas faz mal quem o tomar apenas por um autor jovem.

5 comentários:

amsf disse...

E as histórias com que nos brindou no início do blog não têm continuação!?

Anónimo disse...

Quem dizer mal dos textos do meu caro, Agostinho Soares não deve ter boa nota em Português!!!
Luís Spínola 8º2

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

Convinha era guardar em formato digital todos esses livros e criar um arquivo digital on-line aberto a todos os estudantes da Madeira, independentemente de viverem no norte ou no sul da ilha ou frequentarem o ensino secundário ou superior! É uma questão de conservar património cultural de elevado valor.

Convido-vos a visitar este site meu: www.forum-ensino.com . O conteúdo já chegou ao gab do prim-ministro a semana passada.Pode ser que aproveitem alguma das ideias que estão lá nas propostas....

Anónimo disse...

este forum-ensino está cheio de erros de português...

Anónimo disse...

O Agostinho está a escrever algum livro?

José Figueira, Funchal