sábado, 8 de setembro de 2007

Símbolos e Povos

Diz bem Maximiano Martins sobre o orgulho que os Madeirenses sentem por serem Portugueses, embora devesse dizer que as bandeiras nacionais, na nossa terra, signifiquem muito mais que o orgulho pelos resultados desportivos, são uma marcante afirmação patriótica, anti-separatista.
Está menos bem Maximiano Martins quando classifica de regionalismo doentio os comportamentos dos homens do PSD-Madeira. Não se trata de regionalismo mas de atitude conforme à visão autonomista desse partido: a visão autonomista do PSD é claramente separatista. É claro como água, só não vê quem não quer. Não há que ter medo das palavras! Ou essa gente precisa fazer mais que eliminar os símbolos para que todos percebam?

3 comentários:

Blueminerva disse...

Subscrevo inteiramente!
Cumptos

Anónimo disse...

certo.

temos é ter cuidado com os loucos que estão a aparecer aí na extrema direita, invejosos ou vingativos, ou amigos de saudosos da flama, disfarçados de welsh, empresários-ambientalistas e comp. lda., pois eles odeiam a democracia verdadeira e a verdade.

e estão infiltrados no ps e no pnd.

Unknown disse...

Não ao certo como pensa esse Maximiano Martins, mas tenho a certeza de que não são todos os madeirenses que assim pensam. Aliás, a começar por mim que tenho mais respeito à bandeira regional e o seu hino, do que propriamente aos nacionais. Não significa desrespeito, mas entendo que assim deve ser. Pelo que conheço, posso dizer-lhe que muita gente assim pensa. Acho que os madeirenses lembram-se do hino e bandeira nacionais basicamente nos jogos das selecções nacionais desportivas. Devo-lhe ainda dizer, como pessoa que lida com opiniões com isto relacionadas que muitos lutariam pela Madeira como pátria e não por Portugal. Mais do que o sentimento patriótico, o amor pela região supera-o. No meu entender, estes serão bons sinais. Não de separatismo, mas de respeito e interesse pelo lugar onde nasceram.