terça-feira, 11 de setembro de 2007

Crédito aos universitários

Um amigo falou-me, feliz, sobre as perspectivas de estudo do seu filho, que entra agora na Universidade. Andava angustiado, dizia-me, pois sabia que não caía do céu o dinheiro necessário para que o seu filho mais velho continuasse os estudos. Agora, com o crédito aos estudantes, resolvia o problema.
Acrescentou que Portugal era o único país da Europa que não possuía um sistema de crédito bonificado aos jovens universitários e insurgiu-se contra os que ainda criticam esta medida do Governo de Sócrates:
- Pois, isso é gente que não se interessa pela educação dos seus filhos, ou então não tem problemas financeiros. É melhor acabar um curso com uma dívida do que não poder continuar os estudos.
O meu amigo tem razão. E relevo desta medida o facto de os melhores alunos, os que mais se esforçarem, naturalmente, terão uma bonificação superior. O reconhecimento do mérito!

12 comentários:

Anónimo disse...

E sobre a CMF, nada?!!

Unknown disse...

Pois é! E que tal não acabar com as bolsas de estudo?
Esse senhor sabe o que está a dizer?
Pois bem. Duas perguntas.
Como vai o filho pagar essa divida se ao fim do curso ficar desempregado?
será que a educação, como é prática nos outros países europeus (diga-se de passagem, mais desenvolvidos), não deve ser a fundo perdido? Não será esta, a melhor forma de investir na educação neste país?
Como vou eu fazer agora, para garantir que o emprestimo que me vai ser dado, vou pode-lo pagar?

MMV disse...

Gostaria que publicasse um post acerca disto... Espero que possa responder ao meu desafio: http://madeiraminhavida.blogspot.com/2007/09/se-eu-fosse-o-presidente-do-gr.html

MMV disse...

Acerca do post... Concordo com o Sr. Carlos! E eu sou aluno universitário!

amsf disse...

Sr. Carlos!

Se alguêm o informou de que as bolsa de estudo vão acabar foi por ignorância ou por má fé!

Unknown disse...

Queira me desculpar, mas a informação foi-me dada na univ onde estudo. Eles, mais do que voçê deverão saber o que se vai passar. Contudo sei que o nosso governo regional não acabará com o apoio dado aos estudantes que estudem no continente. Já no que diz respeito aos contratos programa, fico triste em saber que vão acabar.

amsf disse...

Desculpe Carlos mas essa é boa!

Porque saberão eles mais do que eu?!

Frequentemente encontro pessoas que sabem menos da sua área do que eu. Sabe porquê?! Porque confio mais na minha capacidade autodidacta do que nos conhecimentos desactualizados de muito boa gente!

Se me disser que esta medida viza, a médio, longo prazo aliviar a Segurança Social das universidades diria que tem razão. A tendência será de apertar os critérios de atribuição de bolsas pelo facto de os alunos mais desfavorecidos com esta medida terem acesso alternativas financeiras. Digo-lhe que concordo com as propinas pois vivemos numa sociedade capitalista e não comunista. Vou andar a formar drs com os meus impostos para posteriormente roubado por esses mesmos drs quando necessito de um médico, advogado, etc.

Não tenho nada contra os drs pois felismente sou um deles e também trabalho numa univ.. Paguei as minhas propinas e não usufrui de bolsa pois era estudante-trabalhador. Quatro anos, uma única cadeira repetida e média de 14...com mulher, filha e trabalho...

Unknown disse...

Tiro o meu chapéu a todos os que por força do destino, se obrigaram a trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Dada a carga horária do meu curso, claro juntando as horas diarias de estudo (12h por dia em média) não posso mesmo trabalhar. Que alternativa tenho ao pedido de emprestimo por parte da banca?
Não tenho possibilidades de me sustentar. Não tenho mulher, nem filhos mas sempre me foi dificil ganhar para continuar a estudar.Aliás, sempre sobrevivi de bolsas, tanto por necessidade como por mérito e agora vejo-me com uma corda ao pescoço! Como faço? Que garantias tenho que quando acabar o curso tenho um emprego para pagar o que devo à banca? Com juros, prevejo! Eles mesmo andam pobrezinhos!!!
Estas e muitas questões estão para ser resolvidas mas não há quem abra a boca para nada!
Sabe, estou mesmo farto destas voltas e trocas que estamos a sofrer neste país. Compreendo mais do que nunca porque somos um país de emigrantes. Realmente, quem é que aguenta isto?
Comparo a educação com os meus colegas estrangeiros um pouco por todo mundo, e a estupefacção é enorme quando se deparam com esta triste realidade.
Curioso o seu comentário acerca de formar drs. com o seu dinheiro e depois ser roubado. É uma triste realidade com que nos temos de deparar. realmente, que podemos fazer contra esta aldrabice de país? Para mim, Pessoa cada vez mais tem razão. Está no sangue.
Sabe, não sou comunista, mas acho que o ensino e a educação, são para aqueles que querem e conseguem, e não apenas para os que podem. Se concorda com o capitalismo nesse aspecto, concorda com o fosso de classes existente no país!

amsf disse...

O que digo é que não podemos ser "comunistas" no que nos interessa e "capitalistas" no resto. O "sistema" tem que ser coerente!
Não há uma solução mas soluções e essas soluções acabam sempre por previligiar uns em detrimento dos restantes. O mundo não é preto e branco mas cinzento.

Boa sorte nos estudos...a vida está difícil para quase todos e vaticino que nos encontrmos numa etapa da civilização em que "brevemente" haverá retrocessos por razões de escassez energética e ambientais!

Unknown disse...

Voçê mesmo disse que o mundo não é pret e branco mas sim cinzento. Sendo assim, porque não poderemos nós viver com alguns dos aspectos positivos do comunismo como por exemplo o livre acesso á educação?
Sabe, não sou comunista, muito longe disso, mas invejo a qualidade dos médicos cubanos que devido ao livre acesso às universidades têm a possibilidade de se formar com uma grau de competição muito elevado o que faz com eles queiram ser muito bons. O mesmo em relação às artes em particular a música. É impressionante a qualidade dos artistas cubanos. Há que se estabelecer claro, certas regras pra não ser tudo ao molhe mas facilitar o acesso à educação é um bem primario.

amsf disse...

"viver com alguns dos aspectos positivos do comunismo como por exemplo o livre acesso á educação?"

Antecipadamente já lhe expliquei que não posso estar a financiar a formação de um dr. com os meus impostos e posteriormente ser roubado por esse mesmo dr. quando necessitar dos seus serviços.

Educação gratuíta (comunismo)implicaria salários mais ao menos iguais (comunismo).

Consequência: Educação gratuíta significaria aumento dos impostos (para quem os paga, classe média).
Salários iguais ou semelhantes significaria falta de profissionais altamente qualificados pois sem o encentivo monetário seriam poucos os que se dessem ao trabalho de estudar. A vantagem é que esses poucos ao serem-no por gosto e não por dinheiro provavelmente seriam muito mais competentes. No entanto seriam insuficientes para a procura.

Hipotéticamente o comunismo é bom mas o egoismo humano enviabiliza-o.

Neste momento, enquanto estudante, sente-se atraido pela vertente comunista da educação gratuíta (está por baixo) mas depois de formado (estará por cima) sentir-se-á atraido pelas vantagens capitalistas (normalmente e em média um dr. ganha mais do que um não formado).
Não se pode ter dois proveitos num mesmo saco especialmente quando são terceiros a pagar.

Scherzan disse...

Bem, neste momento estou a financiar a opção que tem as mulheres de fazer um aborto. Preferia semm comparação financiar com o mesmo dinheiro ,estudantes que por necessidade dele presicassem de usufruir para continuar a estudar. Mas isso é o eterno problema da merda de gestão que temos no país. Não entendo é como podemos evoluir como membro da UE quando outros países membros tem educação univesitaria com regalias de longe melhors que as nossas. Será que o governo quer que os nossos estudantes saiam do país para estudar? se calhar até que por lá fiquem!! E é assim uma imensa bola de neve que cada vez está maior com a riqueza da inteligência portuguesa a emigrar. Não admira que esta merda de país esteja assim. Não dá gosto de ser português! Está mais que visto que o portugues para poder fazer alguma coisa tem mesmo de sair, porque aqui, cortam-nos as pernas. Por essas e por outras,a seta aponta para baixo e por muito tempo vai continuar.