quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Opções

Qualquer cidadão é livre de estar vinculado a um partido ou não, e entendo mesmo que há outros espaços que não os partidos para a participação cívica. Este pressuposto não colide com a ideia que defendo que o PS-M se assume como a casa comum dos que ainda acreditam na possibilidade de existência de uma democracia baseada no Estado de Direito aqui na Madeira. Também me custa a admitir a suposta auto-suficiência e superioridade (linguae contaminatio) de uma espécie de críticos do Poder, que junta todos os políticos e todos os partidos no mesmo saco. Esta é uma excelente forma de branquear o Poder.


Dito isto, convém sublinhar que conheço mil e uma pessoas que alegam compromissos e dificuldades da sua vida pessoal para não participar em partidos de Oposição ao PSD Madeira, pelo emprego, pelo bom nome, pela família, pela segurança, pela riqueza, pelos negócios ou pela ilusão. Esta situação espelha a gravidade da não participação política, da falta de liberdade e de democracia. Esta situação é que é grave!


São elevados os custos sociais dos verdadeiros opositores. Se aos custos sociais ainda se junta o desgaste perante a mediocridade entronizada em capelas e capelinhas, tudo se torna mais difícil de suportar.


4 comentários:

Anónimo disse...

Não é só isso.
O nosso PS-M não pode continuar ligado aos PNDs, aos capitalistas ex-PSDs (como no P. Moniz), aos Garajaus, à bilhardice, à intriga.
O PS tem de fazer política: estratégia firme e silenciosa, rigor, frontalidade, respeito por quem merece respeito e propostas próprias.

Anónimo disse...

Está cientificamente provado que os meios pequenos mudam pouco de governos.
Claro que não é impossível!
Daí que o PS-M deva olhar para trás e ver os erros cometidos até às últimas eleições, para ficar com 7 deputados. Para não repetir tais erros.
Por outro lado, o PS-M tem de se assumir como alternativa, mas reconhecendo que é dificil, sem se azer de vitima e sem o "estrelato" dos Carlos Pereira.
Com serenidade e seriedade, sim!

Anónimo disse...

O PS tem de pedir ao dr. C Pereira para ser mais humilde.

Roberto Rodrigues disse...

Prof. Agostinho,

"...o PS-M se assume como a casa comum dos que ainda acreditam na possibilidade de existência de uma democracia baseada no Estado de Direito aqui na Madeira..." (????!)

Com todo o respeito que me merece, mas este é o maior disparate que já lhe vi escrever!!?

O senhor parece que também não vê para dentro do seu PS?!!...

Isto do vale tudo!!?... Vai ver o que vai dar.

Em democracia podem todos escolher em função dos seus interesses, das suas opções ideologicas e por aí fora!... Agora esta de achar que só o PS é o único Partido digno daqueles que são contra os abusos de poder e da Lei é do mais absurdo que há!!?...

Acredite há mais vida para além do PS na Madeira!!!...

Cumprimentos

Roberto Rodrigues