segunda-feira, 17 de março de 2008

Mas que clube...

Mais uma vez, algumas palavras sobre um clube de jornalistas:
Na semana passada, o programa “Dossier de Imprensa”da RTP-Madeira debateu a entrevista de João Carlos Gouveia ao “Grande Plano”. Dos comentários, ficou patente, sobretudo, a execrável falta de respeito de António Jorge Pinto, ao falar de “aborto”. Os seus comentários biliosos e ofensivos deverão ter muito a ver com o facto de João Carlos Gouveia e o PS-Madeira ter colocado a corrupção na ordem do dia, afirmando que ela é estruturante do regime totalitário em que vivemos. Dadas as ligações ou simpatias políticas que Pinto tem com um presidente de Câmara alvo de inquéritos sobre legalidades de muitos procedimentos, é natural a inquietação mas imprópria a alegação.
Convém mesmo olhar bem para a falta de independência dos jornalistas do painel, para verificarmos como a entrevista de João Carlos Gouveia, reafirmando a necessidade de combater o regime, para bem compreender a jactância pretensiosa com que debitaram as suas análises:
- o pivot Roquelino é homem do regime, simpatizante convicto;
- o Marsílio Aguiar escreve no Jornal da Madeira, jornal do regime;
- o Ricardo Oliveira escreve num jornal pretensamente independente, que tem como executivo do Conselho de Gerência um simpatizante do regime e como director um homem que sempre alinhou ao lado da autonomia de pendor separatista;
- o Nicolau Fernandez é um simpatizante do Partido Comunista, logo alguém que vê o PS como adversário directo para que o PC mantenha o seu espaço eleitoral;
- o António Jorge Pinto é o que se sabe.
O que eles fizeram no programa foi defender o regime, branqueando-o. Mais um grupo de comentaristas do género dos que entendem que AJJ é “peculiar”, com um “estilo muito próprio”. De vez em quando alguns deles até dizem que há algumas insuficiências democráticas, e tal, mas sempre legitimando o totalitarismo. Por isso é que o regime é totalitário, por os jornalistas defenderem o “grande líder”, por repetirem a voz do “chefe”, a voz do “chefe”, a voz do “chefe”.
Depois, ao ironizarem com “a bandeira” ou com o “João Carlos Gouveia pensar que ainda vive no tempo da Flama, das bombas”, só mostram como são facciosos, pois João Carlos Gouveia vem afirmando bem alto que já não vivemos no tempo em que a independência é defendida pelas bombas, mas pela palavra. Exactamente pela palavra. A dificuldade interpretativa destes jornalistas não pode justificar a cegueira com que lidam com um poder que, obedecendo ao ideal separatista, vem conduzindo a Madeira para um beco cada vez mais estreito.
Com um jornalismo assim, estaríamos condenados a mais trinta de poder totalitário, se não se erguessem agora vozes que denunciam bem alto o lugar para onde nos querem conduzir.

11 comentários:

Roberto Rodrigues disse...

Pois é!!!

Você continua com essa teoria da conspiração??!...

Nem você acredita no que escreveu!!!...

Admita, a entrevista correu mal, mas a culpa foi do JCG.

Anónimo disse...

este ps tá louco.

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) quer que o PS/Madeira venha a público retirar o que disse sobre as suspeitas de corrupção contra magistrados do Ministério Público colocados na Região Autónoma da Madeira. E quer também que os magistrados deixem de ser usados na guerra político-partidária.



Em declarações ao JN, António Cluny, presidente do SMMP, garantiu que os processos disciplinares instaurados contra quatro magistrados "nada têm a ver com os casos de corrupção" denunciados pelo PS da Madeira, não podendo esclarecer, no entanto, o que está por detrás dos processos. "Que páre de se fazer o aproveitamento político destes factos", sublinhou António Cluny.

jose_luissv disse...

1 - Foi o próprio Pinto Monteiro a admitir que os inquéritos e outros processos em curso foram desencadeados pelo dossier entregue pelo PS-M ao procurador.

2 - É uma obrigação cívica/moral dos detentores de cargos públicos (e não só), denunciar todo e qualquer caso de irregularidade ou ilegalidade na prática do poder ou o abuso do próprio. Aproveitamento político?, teoria da conspiração?. Pelo amor de deus, memo que eu concorde que já vai sendo tempo de progressivamente ir mudando o cariz do discurso, não posso deixar de ser solidário com este discurso e reafirmar que este regime é de origem separatista e eu diria que é um regime que promove o terrorismo psicológico devido ás ligações tentaculares que tem em todas ás áreas da sociedade pela pressão que é exercida nas pessoas, sobre tudo naquelas que tem um discurso contrário ao REGIME…..

Anónimo disse...

Há exemplos e "exemplos". Segundo o DN de Lisboa, num texto do jornalista Hugo Gonçalves - e eu recordo que este blogue tem trazido por diversas vezes a este espaço a realidade de Canárias, apenas na perspectiva comparativa e porque se trata de uma região insular e ultraperiférica e onde o turismo é a principal actividade económica (onde já vi exactamente um cenário destes?!....) - "o empenho do Governo espanhol, e de associações ecologistas, em acabar com a construção ilegal, e excessiva, em zonas costeiras, que começou nos anos 80, e explodiu na década seguinte, acaba de assustar a indústria hoteleira do arquipélago das Canárias. O tribunal superior dessa região autónoma considerou que 22 hóteis se encontram em condições ilegais, por desrespeitarem o plano de ordenamento do território. Políticos da administração local estão a ser investigados, e uma parte dos edifícios em questão pode mesmo ser demolida.Durante anos, a costa espanhola, em particular a mediterrânica, pareceu um lugar afastado das leis que regulavam a construção, onde a impunidade de empresários e presidentes de câmara era proporcional ao enriquecimento dos mesmos. Nas praias de Benidorm, a sombra de arranha-céus começa a cobrir a areia a meio da tarde. Em Marbella, não se consegue ver o mar da estrada marginal, tapado por empreendimentos e cartazes de imobiliárias".

jose_luissv disse...

Teoria da Conpiração?

Gostava de dar aqui dois pequenos exeplos da prática deste regime tentacular:

1 – Um homem de bem, que até foi sempre conotado com o regime laranja (ou azul, ainda não se sabe muito bem) e que desde o 25 de Abril viveu sempre a par e passo com esses senhores, decidiu um dia construir um pequeno empreendimento familiar, entro naquela parte chata que toda a gente sabe projectos, licenciamentos, etc., ultrapassada essa face toca construir, só que no decurso das obras o senhor decide que era tempo de cortar com esta relação e apresentasse nas listas de um partido da oposição (isto nas autárquicas de 2005), numa democracia normal nada havia a temer, simplesmente estava exercendo um direito de cidadania na sua condição de homem livre, mais, como assim não é no dia seguinte da publicação das listas foi embargada a obra e assim se mantive durante um ano e meio por motivos que não foram fundamentados e que no fim desse período acabaram por dar razão ao senhor.

2 – Uma senhora independente sem nenhum tipo de participação política um dia, farta de ver aquilo que se passa na nossa ilha decide integrar as listas de um partido da oposição (também nas autárquicas de 2005). Um dia o irmão decide fazer um empreendimento na área do turismo rural, e adivinhem lá o que é que aconteceu…..vá lá façam um esforço…..ainda não?..... pronto eu ajudo, o projecto do irmão não foi licenciado, e não venham com historias da mania da perseguição porque bastou que a irmã parasse a sua actividade política e os jardinistas da câmara municipal onde decorreu o processo desbloquearam os entraves, e pronto devem imaginar o fim da história….

Anónimo disse...

Vais ter que provar algumas calúnias em tribunal. E mais não digo

Anónimo disse...

têm dúvidas? Como enriqueceu o Jaime Ramos? O Silvio? Os Sousas? O Pestana? O Berardo? Os Henriques? Os Coitos e Trancadas?
Têm dúvidas? Eles quem eram e como estão...
E porque foram aruivados tantos processos que envolvem gente do poder?

Anónimo disse...

Porque é que o PS-M parece acreditar que fazer publicidade ao blog anónimo e covarde dum advogado de direita, como o pravda..., é útil?

Porque é que não se diz aqui como ganharam a sua vida super-burguesa actual várias pessoas ligadas ao PS: Jorge Coelho, Pina Moura, Armando Vara, Monjardino, João Soares, António Vitorino, Fernando Gomes, o dono do Vila Galé, António Trindade, e tantos outros?

Porque é que o proletário JCG acredita que se pode unir aos queques do PND ou ao independente neo-liberal vaidoso vazio Pereira?

Anónimo disse...

tambem rui caetano vai ao vinho de apaniguados do regime, prova de vinho luis pato?

curioso... vai ser expulso do ps-m...

Anónimo disse...

Não percebo é por que o clube do PS-M não fala mais do insucesso da educação na RAM.

amsf disse...

Caro anónimo

O PS/M também fala da educação, V. excia é que talvez não queira ouvir...