segunda-feira, 24 de março de 2008

Bandeiras

AJJ, conforme leio no DN de Lisboa de hoje, afirma que a vontade de ver a bandeira azul e amarela içada nos organismos tutelados pelos órgãos da República ´e "causa que os sociais-democratas não vão largar". Depois, fala da "necessária devolução das fortalezas de São Lourenço e do Pico e outros imóveis colonialmente ocupados".
Mais uma vez, nada por acaso: AJJ liga a bandeira azual e amarela à ideia anti-colonialista. Mais una vez, aí está o argumento implícito: se o Estado é colonialista, a bandeira azul e amarela é a bandeira da luta anti-colonial, por isso deve ser hasteada ao lado da bandeira portuguesa no Palácio de São Lourenço.
Guerra de bandeiras, como guerra dos hinos, é guerra simbólica. Isto de se falar em ocupação de imóveis pelo Estado Português significa entender Portugal como usurpador de um espaço. O Palácio de São Lourenço é de todos os portugueses como são meus o Mosteiro dos Jerónimos ou a Sé de Braga. Enquanto eu poder olhar para o Palácio de São Lourenço e para a Fortaleza do Pico vendo desfraldada a minha bandeira, sentirei orgulho no lugar onde vivo.

Sem comentários: