quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Coitados dos fumadores

Coitados dos fumadores, que andam por aí a queixar-se que proibiram o seu vício, o que é beicinho infantil. Apenas não é permitido fumar em lugares fechados. Fazem birrinha agora, como alguns fizeram em relação ao uso do cinto de segurança. Devem alguns ter deplorado a liberdade e a democracia quando, logo após o 25 de Abril, se deixou de fumar nos autocarros, em certos locais públicos e até à frente de telejornal televisivo.
É medida de Sócrates? Convém dizer mal. Vejamos um caso: o homem encontrou-me numa rua da cidade, em fim de tarde, e queixou-se: já viu? Os bares e tascas estão sem clientes. Assim não dá. Vão fechar. Esta lei do tabaco vai dar cabo do negócio.
Trinta segundos depois, afirmou: Agora o bar da minha zona está mais agradável, com outro cheiro, mais fresco, depois que foi proibido fumar lá dentro.
Também eu agora gosto mais dos cafés, sem que alguma vez, porém, tenha impedido alguém de fumar ao meu lado.
Gosto ainda mais da escola: os alunos, antes, ainda que fosse proibido internamente, fumavam à frente dos contínuos e até se marimbavam para os professores. E tinham alguma razão, já que os profes fumadores, no alto da varanda, davam o exemplo com solenes fumaradas. Agora não, não fumam uns nem outros, é tudo menos hipócrita.

Sem comentários: