sábado, 18 de agosto de 2007

Formação desportiva nas escolas

A relação do Estado com o Desporto merece uma reflexão muito séria, onde deve opinar a generalidade dos cidadãos e não apenas os habilitados para exercerem profissão nessa área.
Já passei pela experiência de dirigente desportivo e ainda me encontro ligado ao treino, no Futsal e no Futebol, onde, desde há cinco anos venho colaborando com o CD Nacional, primeiro nas Escolinhas e depois nos Infantis. Sendo professor do Ensino Secundário, tenho soltado a voz várias vezes para comunicar aos meus colegas que o melhor da Educação está no Desporto. E referia-me à formação dos jovens efectuada nos clubes desportivos.
Nos clubes, os jovens têm aprendido, e aceitam isso com normalidade, a cumprir regras, a respeitar dirigentes, treinadores e colegas, a trabalhar em conjunto para atingir objectivos comuns, além de outros valores apreendidos com alegria. Resta saber se as mudanças prometidas visam em primeiro lugar as crianças e os jovens, ou se outros interesses não se levantarão...
Por algumas afirmações que já vieram a público, parece-me que a formação integral dos jovens não é a primeira preocupação dos políticos legisladores.

Sem comentários: