quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Ficha 5


5

Quando os responsáveis pelo fascismo passaram alguns dias na ilha, em trânsito para o Brasil, Rui percebeu o valor simbólico daquela paragem: a revolução demoraria muito mais a chegar ao Atlântico.
Ao tempo, o regime da propriedade rural era pouco menos que feudal. Quem trabalhava a terra (e carregava o nome de colono) tinha que entregar dois terços do produto desta ao senhorio, o dono, e ainda lhe vergava a cerviz no momento em que este vinha, com os meninos e meninas da sua prole a colherem as melhores uvas, antes das vindimas. O colono alindava um cestinho onde depositava o melhor fruto da sua escravidão. Os defensores deste regime, os seus arautos e guardiães rapidamente desenterraram ideais de autonomia que eles próprios tinham ajudado a espezinhar. Agora que ventos de liberdade e de justiça se anunciavam (anunciara-se, de facto), convinha que esta terrinha pudesse ter governo distinto. Mas então o que era isso de liberdade, o que era isso de socialismo, e extremo escândalo, de comunistas em lugares de poder? Noutros lados, vá que não vá, aqui nunca. Pata rapada, como esses colonos ignorantes que nasceram para cavar e carregar os senhores na rede, não deveria ter os mesmos direitos. O povo a reivindicar significaria o absurdo do poder caído na rua…

Luísa leu de seguida, interrompendo apenas para beber o café que o irmão preparara.
- Não percebo, manténs os nomes das pessoas…
- Pois é, já te disse que a única intenção desses textos é lutarem contra o esquecimento.
- Mas se não ficcionas, qual o motivo de apresentares os dados dessa maneira? Poderias escrever simplesmente um diário…
- É um diário à minha maneira, para guardar numa mala, para os meus netinhos perceberem um dia como começou esta treta da autonomia.
Luísa sorriu, abanando a cabeça, para mostrar ao irmão a sua discordância.
- E a ficha 5 que andas a escrever, é para falar de quê?
- Da invenção da ideia separatista.

2 comentários:

Anónimo disse...

Fogo!

Ainda tem mais fichas?

já tou cansado, mude de tema!

amsf disse...

Ainda tem mais fichas?

Publique-as pois parecem interessantes.

Quem estiver cansado que vá descançar!