quarta-feira, 1 de abril de 2009

Comentadores

Durante décadas, certos comentadores encartados passaram os dias catalogando negativamente os líderes dos partidos da Oposição Regional, opondo-lhes a altíssima figura do líder do PSD-Madeira, mais que não fosse porque sabia ganhar eleições. Seguiam-lhe as pisadas com uma dedicação obscena, tão obscena que, nos primeiros anos da elevação do homem aos píncaros, até faziam a cobertura de actos oficiais dos governantes fazendo-se transportar nos carros pretos.


Para esses comentadores, as vitórias eleitorais correspondiam sempre à superior grandeza do vencedor, sem sequer perderem tempo com os manuais de História, onde se mostra que a generalidade das ditaduras provieram de vitórias eleitorais e que elas mesmas promoviam eleições em que o partido do "grande líder" vencia sempre, partindo daí para o aniquilamento político e pessoal de todos os opositores.


Os comentários atingiam sobretudo os líderes do PS-Madeira, porque conviinha abater quem pudesse criar alternativas. Faziam-no utilizando linguagem e discurso semelhante ao da central de comunicações.
Agora, com o actual líder, o trabalho é semelhante: o PSD tentou denegri-lo pessoalmente e os comentadores tentaram o mesmo. Como não conseguiram, a central de comunicações e os difusores apontam para incoerências ou falta de estratégia. Nada de mais errado: nenhum líder foi mais coerente na análise histórica da situação política da Madeira; ninguém foi mais coerente na denúncia da situação económica e do mundo empresarial madeirense; ninguém indicou tão claramente os objectivos traçados: preparar o PS-Madeira para disputar em 2011 as Eleições Regionais, taco-a-taco com o PSD.
Ah, já sei o que vem a seguir: ele até tem ideias, é corajoso e coerente, mas falta-lhe qualquer coisa.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Assim, se vier a protagonizar esta "Candidatura Institucional e de Transição", não serei parte activa, em termos de disputa eleitoral, no Congresso de 2009.
Assinado: João Carlos Gouveia
14 de Maio de 2007

Anónimo disse...

jcg percebeu que só assim iria ter 1 ano de paz.

mesmo assim, os deputados não eleitos directamente iam fazendo a sua vida, vidinha, tachos, etc., razão pela qual agiu agora e bem.

mas atenção - se vf e jl não merecem a confiança politica de jcg, também é verdade que jcg deve saber que o dr cp não é de esquerda...