Nas inaugurações do Presidente do Governo Regional apareciam umas bandeirinhas do PSD sem que o dito assumisse responsabilidades, naturalmente. O povo reagia com naturalidade: se o presidente inaugura com discurso partidário, atacando o Partido Socialista, as bandeirinhas laranjas faziam todo o sentido.
Há muitos anos que escrevi no "Diário de Notícias" uma crónica intitulada "A arte de bem inaugurar" que republicarei aqui um dia destes, onde digo dessa arte de preparar uma inauguração com gáudio e proveito.
Por agora, quero destacar as fotos de inaugurações que vejo repetidas nas capas do "JM", com muitas bandeirinhas azuis e amarelas.
Ainda não perceberam?
4 comentários:
Efectivamente os músicos seguem o maestro...e seguem-no de forma cega quqnto mais inseguros são!
Este "sistema" só ainda não caiu de podre porque a "oposição" na estratégia e táctica do AJJ ocupa duas funções; por um lado funciona involuntariamente como inimiga do PSD/M e dos madeirenses e por outro lado acaba por fazer o papel de consciência crítica do PSD/M. O PSD/M de AJJ, pela sua natureza centralista e despótica, não tem nem pode ter consciência crítica. Essa insuficiência é superada pelo papel que a oposição ocupa no sistema político madeirense. A "oposição" serve os interesses de longo prazo do PSD/M quando crítica os poderosos, quando reinvindica soluções para acudir aos excluídos, quando apela à construção de pequenos acessos, quando exige aumentos salariais, etc, etc!
Por mais que custe a "oposição" deve adoptar um "low profile" nos meios de comunicação social e apostar mais nos blogs e grupos mais restritos que possam funcionar como fazedores de opinião.
A luta política na Madeira terá que ser feita como no Judo. Neste desporto o mais "agressivo" acaba por ser derrotado pelo menos agressivo pois este aproveita o balanço daquele para o projectar ao solo.
A afirmação, descoberta e formação dos líderes da "oposição" terá que ser feita no seio desses grupos de "opinion makers" para que aqueles não estejam sujeitos à desconsideração pública a que o AJJ nos tem habituado.
O PSD/M cairá de podre, só falta saber se "brevemente", dando assim a possibilidade a quem o suceder de recuperar a Madeira, ou se tardiamente impossibilitando uma recuperação económica e social saudável!
será que o sistema, feito pelas leis do ps e do psd, ainda não mudou por causa da incapacidade do ps-m e seus ex-amigos do pnd-m?
Jantar no próximo sábado: http://umblogquesejaseu.blogspot.com/
Enviar um comentário