terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Boas Festas

A todos os leitores deste blog, BOAS FESTAS!

Euros

A distribuição de euros por parte do PND tem como fundamento de base a crítica à democracia representativa e parlamentar e a exploração populista, com fins anti-democráticos, da pobreza que atinge cada vez mais gente. A culpa será dos políticos, em geral, colocando-se todos no mesmo saco e isentando-se, deste modo, o Governo Regional.
A outra face deste bodo mostra como tantas pessoas já nem conseguem esconder as dificuldades que passam.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

João Carlos Gouveia e o Debate do Orçamento

Digam o que disserem os jornalistas, habituados às liturgias e ao cizentismo, João Carlos Gouveia fez muito bem em não dar demasiada importância ao debate sobre o Orçamento da Região. Como todos os deputados dos partidos de Oposição, afirmaram, o documento parte de premissas pouco rigorosas, quase virtuais. Depois, foi o próprio Governo Regional a afirmar que não aceitaria nenhuma proposta da Oposição. Então para quê fingir? Por último e não menos importante motivo, não tem sentido o líder do maior partido de Oposição confrontar-se com um Presidente do Governo que desrespeita a ALM, até no comportamento pouco digno. E então era o que faltava: falar uns minutinhos escassos e deixar que o Presidente do Governo fale o tempo que quiser, à maneira do Fidel de Castro ou do Hugo Cháves.

Demasiados milhões

O "Diário de Notícias" de hoje dá conta de que a proposta mais baixa para a remodelação do Estádio dos Barreiros é de 32 milhões de euros. É dinheiro a mais para o Futebol Profissional, em qualquer momento, mas em período tão crítico como este torna-se obsceno. Se partirmos do número de 250.000 habitantes da Região, significa que cada madeirense vai dar 128 euros, mais o que costuma pagar nos subsídios que o Governo Regional atribui ao futebol profissional para que o Marítimo treine em Santo António e jogue nos Barreiros. 128 euros por cada madeirense, seja ou não maritimista, goste ou não de futebol, tenha emprego ou não, passe ou não por dificuldades, mesmo que nem dinheiro para remédios possua. Uma família de 4 pessoas, um casal com dois filhos, por exemplo, pagará 512 euros. Não será um escândalo demasiado evidente?

Tanto tempo...

Pois é... passaram-se muitos dias desde a minha última postagem. Deveres profissionais e limitações técnicas conjugaram-se para tal facto. As minhas desculpas.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Que pague o Sócrates...

É assim que governa o PSD-Madeira: quando toca a exigir que o Governo da República pague, dá-se tudo, quando é para o Governo Regional arcar com o benefício dos cidadãos madeirenses, nada dá, é nada, nada, nada.
O PSD-M já tinha proposto um acréscimo de 10% para os funcionários públicos em serviço nas forças de segurança da Madeira. Quem pagaria? O Governo da República.
Agora o PS-M avança com o aumento do subsídio de insularidade para 15% para todos os funcionários públicos na Madeira. O que fez o PSD-M na Assembleia Regional? Vota favoravelmente esse aumento para os funcionários públicos pagos pelo Governo da República mas rejeita esse mesmo aumento para os funcionários públicos regionais e da administração local. Está chapado na cara desta gente como se governa: grita-se para que os outros paguem, os outros, sempre os outros.