terça-feira, 4 de novembro de 2008

Obama, lá tinha que ser

Pouco tenho escrito sobre o que se passa no Mundo, para lá desta ilha de basalto com pintinhas amarelas. Toda a gente fala da crise económica mundial e eu nada, toda a gente falava das eleições americanas e eu nada, mas hoje não fui capaz de resistir.
Sei que se Obama ganhar o Mundo não vai ficar de repente melhor. Muito pouco pode mudar, mas isso é melhor que nada.
O que me parece mais importante na hipotética vitória de Obama é a eleição de um negro para a Presidência da maior potência mundial destes nossos tempos. Então essa pequena mudança é um enorme passo civilizacional.
Olhemos à nossa volta (ou observemos os comentários nos campos de futebol). Com um mínimo de atenção, encontramos comentários sobre os negros que atestam o racismo que ainda resiste em tanta pele. Por isso, a minha satisfação na hipotética vitória de Obama: um sinal de que, apesar dos crimes, das opressões, dos erros, a Humanidade demonstra um superior humanismo.
Depois de um pequeno passo na Lua, mais um grande passo para a Humanidade dado pelos americanos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto sim, "pode ser liberdade" :)
Um verdadeiro bálsamo. A humanidade estava a precisar.