segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Armas contra o monopólio

As grandes lutas dos madeirenses, antes do 25 de Abril, sempre estiveram associadas a questões de águas ou contra os monopólios.
Enquanto o emprego pôde ser garantido, nestes últimos 34 anos, através do funcionalismo ou da construção civil, as vozes que se levantaram contra o monopólio dos portos foi sempre abafada por esse anestesiante que garantia algum conforto na vida dos madeirenses.
Agora os tempos são mais difíceis e há muita gente a contar cêntimos. Ainda por cima os espanhóis do "Armas" mostram como os custos podem ser muito reduzidos. Será que as belas laranjas que ando a comprar a 55 cêntimos e que são tão úteis para impedir a gripe não são mais baratas por este meio? Seria bom que todos tomassem consciência de que se anda a pagar demais pela nossa insularidade e que, muitas vezes, são os nossos queridos concidadãos que nos andam a fazer a folha, enquanto enriquecem sem olharem para o lado.
Nem pretendo saber de legislação e de razões acerca das questões colocadas pelo transporte e descarga do "Armas", só sei que através deste navio e dos seus meios muitos bens poderão descer de preço ao consumidor e os comerciantes poderão vender mais. Se for preciso, altere-se a lei, para bem de todos. Faz-se isso tanto para benefício de um ou dois...

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Não há crise

Não há crise na Calheta, gritaram alguns, por causa de uma alcatifa bem carinha comprada pela CM Calheta.
Não há crise na Madeira, disse o Presidente do Governo Regional, confirmando o encolher de ombros acerca do que vê desmoronar à sua volta.
Não há crise, não senhor, como se comprova pela revista publicitária do Governo Regional distribuída ontem no "Diário de Notícias" e intitulada "Espaço Global", em papel de alta qualidade.
Sendo publicação do Governo Regional não se percebe como o "Convidado Especial" é o próprio Presidente do Governo Regional. O dono da casa convida-se a si próprio. Nada de novo quando se vive num reino da idolatria ou da autolatria ou da autocracia ou do totalitarismo.
Ah, é uma revista que trata da União Europeia e seus programas, então o convidado não deixa de lado a sua propaganda anti-socialista. Pior ainda, finge que o "bloco central" de "interesses" e o Partido Popular Europeu nada têm a ver consigo. Está dentro mas fora, é como em relação à Democracia, portanto nada de novo.
Não há crise...
O dia esteve lindo.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Denúncia do sistema

O líder do PS-Madeira, João Carlos Gouveia foi entrevistado pela RDP, com difusão ontem de manhã e repetição na próxima terça-feira, depois do jornal das 20.
Na entrevista, João Carlos Gouveia desmonta a cabala montada pelo PSD e repetida até à exaustão por AJJ, de que a culpa de todos os males da Madeira se situa no Governo da República (o Sócrates, pois). Para além de denunciar esta estratégia que esconde a inacção do Governo Regional, João Carlos Gouveia explana claramente a arquitectura do poder regional e o carácter estrutural da corrupção regional. Resume a eficácia governativa: o PSD organiza-se e trabalha com um objectivo final: ganhar eleições para se perpetuar no poder. O resto é evidente: para os laranjas, os fins justificam bem os meios.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Inaugurações

Cheira-me que o ministro Mário Lino de facto está é interessado na propaganda própria das inaugurações quando pede às empresas datas de início e conclusão de obras. A Comunicação Social e analistas políticos do Continente reagem criticamente. Fazem muito bem. Não se percebe (cruzes, percebe-se bem de mais) o motivo por que na Madeira se aceita com banalidade a partidarização constante das inaugurações por parte do Governo Regional, que nem procura esconder a pose partidária.

Verde

AJJ atacou, numa inauguração de estrada, os defensores do verde, convidando-os a irem para a Amazónia.
Hélder Spínola e Raimundo Quintal, convidados a opinar sobre as palavras de AJJ, acusaram-no de ultrapassado e estiveram bem. De facto, para além do primarismo demagógico do seu discurso para fazer rir certos pobres de espírito, AJJ mostrou nada entender de desenvolvimento, nem económico, nem social, nem de qualidade de vida.
Alguém se há-de queixar um dia que a crise no Turismo não é apenas circunstancial mas estrutural.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Aumentos de 8,5% nas consultas médicas na Madeira

Os médicos acordaram com o Governo Regional o aumento de 10% nas consultas, um aumento excessivo e que demonstra desprezo pelas dificuldades que muitas famílias vêm passando. Um aumento de 10% em ambiente de tão grave crise é obsceno. Apressaram-se os responsáveis regionais a justificar que as consultas não eram aumentadas há 4 anos. Se o Governo Regional estava com tanta pena dos médicos que actuam no privado, então que aumentasse no mesmo valor as comparticipações aos cidadãos. Naturalmente, o "Jornal da Madeira" escondeu este aumento na Saúde.
Mas o nada imparcial "Jornal da Madeira" não se esqueceu de colocar em "manchete", no dia 8 do corrente: "Comparticipações aumentam 10%", como se fosse coisa válida e a merecer elogios. Vejamos: as consultas aumentaram 5 € e a comparticipação do Governo 75 cêntimos, logo o aumento real, a ser sentido directamente nos bolsos dos doentes, é de 4 euros e 25 cêntimos, o que corresponde a 8,5%.

Nos píncaros

Cristiano Ronaldo foi eleito, com todo o mérito, o melhor jogador do Mundo em 2008. De facto é um jogador de futebol incomparável que chegou aos píncaros pelas suas aptidões naturais mas também porque trabalhou sempre mais do que os outros para chegar onde sempre desejou. É o melhor jogador do Mundo em futebol, isso só e já não é pouco, atendendo ao poder mediático e económico do Futebol nos dias que correm.
O Andorinha tem todas as condições e um presidente jovem e aberto a novas ideias para aproveitar eficazmente a oportunidade que Cristiano Ronaldo oferece ao clube de Santo António. Resta que a Câmara Municipal do Funchal também reconheça como é importante melhorar profundamente o acesso às instalações do clube funchalense.

Da televisão que temos

Os órgãos de comunicação social de âmbito nacional e alguns regionais destacaram, no passado domingo, a entrevista de Carlos César à TSF e "Diário de Notícias" de Lisboa, destacando as palavras com que o líder açoriano se referiu à relação entre o Presidente da República e a ALM. Essa era a parte da entrevista que mais interessava aos madeirenses, mas a RTP-Madeira decidiu praticamente nem tocar no assunto, focando outros momentos da entrevista. O chefe não precisa que se verguem tanto...