segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Desinformação

A RTP-Madeira continua no seu papel de desinformação, ao serviço do Poder regional. Mas mais baixo do que a cena do cais, em que o senhor Leonel recebe em gáudio o líder do PSD/Madeira, vencedor das eleições, não se consegue cair, no que ao jornalismo diz respeito. Agora a RTP-M informou que a Câmara Municipal do Funchal resolverá, com grande capacidade de gestão financeira, alguns problemas de tesouraria que provocou nos seus fornecedores, pagando-lhes a dívida. Nem o vereador entrevistado nem o jornalista, nem a RTP-M disse que o pagamento "a tempo e horas" é uma medida do Governo da República. E o que o vereador afirmou, fazendo confusão entre o aproveitamento deste programa do Governo de Sócrates (que o Governo Regional também aproveitou, "sacando" logo 80% do valor do programa para todo o País) e o "dossier" sobre ilegalidades dos vereadores, é como deitar areia amarela a esconder basalto.

Banana do Governo

O Governo Regional pretende dominar a Cooperativa"Velha" da Banana. O "Diário diz que esta tem dívidas. Há quem afirme que ela também tem um bom património.
A inexistência de novidade nisto é que já ninguém se admira com as intenções do Governo Regional, que tudo domina. Tenho um amigo com experiência de vida que costuma dizer que nesta terra até as procissões são organizações do PSD/Madeira.
Como exemplo deste totalitarismo, lembro a organização recente do Encontro de Casas do Povo da Região, ali nos jardins de Santa Luzia: o PSD/Madeira no seu papel mais triste.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Mentiroso

Ai o Sócrates é que é mentiroso? Essa está boa, está!
Sobre adjectivos, o secretário Brazão de Castro ameaçou o BE com os tribunais por usar o dito cujo.

Parcialidades

Será verdade que há ordens para que no Telejornal da RTP - Madeira só o Governo Regional e o PSD possam aparecer na I parte, ficando o PS-M para depois de os telespectadores já estarem fartos daquela tristeza?

Setinhas

O "Diário de Notícias" usa, na pág. 2, aquelas setinhas para cima ou para baixo, conforme calha, um jogo.
Ontem apareceram com as tais setas para baixo dois autarcas do PSD indiciados em processos de corrupção, conforme notícia do próprio diário saída na véspera, com grandes parangonas e fotografias de metro. Afinal, nada de mais. Apenas mais uns com setas para baixo...

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ironia com a lógica que é uma semilha

Do "Basta que Sim" do Miguel Fonseca, com a vénia devida:
Domingo, 14 de Setembro de 2008

O DIÁRIO ACUSA SIBILINAMENTE O LÍDER DO PPD DE INIMPUTABILIDADE DEMOCRÁTICA? CALAR-SE-Á ELE?
O Diário coloca hoje o líder do Partido Socialista nos baixos porque fez um discurso político na festa de Ponta Delgada, coisa que, diz o Diário, o Povo não gosta.Como os dirigentes do PSD, e nomeadamente o seu líder, se fartam de fazer intervenções política em arraiais, festas do pêro, da anona, da castanha e tutti quanti, naturalmente que o Diário sabe que nós sabemos tudo isso e naturalmente também sabemos que o diário sabe e como o diário nada disse até hoje sobre o assunto - eu até julgava que o diário achava normal, pelos vistos, enganei-me - e como o diário certamente não nos estará a tomar por tontos, nós, nós, madeirenses em geral e os leitores do diário em particular, só há uma explicação:1- O diário acha que o líder do PS deve ser criticado porque um democrata responsável deve ser sempre criticado quando faz o que não deve e o diário acha que ele não devia;2- Mas se o líder do partido socialista fez o que, na opinião do diário não devia, tendo ele feito o que o líder do PSD se farta de fazer, sem que o diário o critique, o que é que o diário está a querer dizer? Só isto: 2.1. Que o líder do PS só é criticado porque é democrata e os democratas devem ser criticados quando não agem como devem; logo, o líder do PSD, fazendo o mesmo, não vale a pena criticar porque a crítica está reservada aos líderes democratas; isto quer dizer que o diáro está subtimente a acusar o líder do PSD de não ser democrata?; 2.2. Que o líder do PS deve ser criticado porque é um político democráticamente responsável - e o líder do PSD? Está o diário a querer dizer que o líder do PPD é democraticamente inimputável?Eu, se fosse ao líder do PSD, punha um processo ao diário por difamação...

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Deserto

Ricardo Freitas, na sua coluna do "Tribuna da Madeira", mostra absoluta ignorância sobre o discurso de João Carlos Gouveia na Fonte do Bispo. Para além da falta de conhecimento, revela mesquinhez quando apelida as palavras do líder do PS-M de disparate, "mais uma vez". Mais uma vez, mesquinhez e mediocridade intelectual.
Alinhou com Alberto João Jardim na ignorância, obviamente. João Carlos Gouveia esclareceu, em conferência de imprensa, não precisando de corrigir uma vírgula, que tinha dito que a dívida pública da R.A.M., essa sim, é que era um garrote financeiro colocado ao pescoço dos madeirenses, os que já vão sentindo na pele e os outros, os que ainda estão para nascer.
Sem entender nada do que verdadeiramente se passa, Ricardo Freitas é um deserto de ideias, infelizmente.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

De volta

Acabaram-se as férias que dei aos leitores. Estou de volta a estas lides, empenhado em não dar faltas de presença. Não sendo um grande cultor da comunicação via-rede, mesmo assim já tinha saudades desta participação e de ir observando o que também os outros vão escrevendo. No fundo, este é mais um meio onde se podem trocar ideias, discutir e combater.
Por outro lado, os anónimos também já deviam estar a sentir a falta de nova postagem para aí colocarem as suas mensagens.